, (vírgula) implica - Revista Fugax

          A Revista Fugax surge numa reunião de amigos (eu, Ilma Guideroli, Daniel Marques e Renata Scovino). Compartilhamos a admiração que temos pelo trabalho um do outro e a inquietação de querer juntar o que cada um possui de particular. Renata Scovino entra com a proposição/provocação; o Daniel Marques com o conhecimento de publicação independente; eu, com uns pitacos do que aprendi com encadernação e diagramação e a Ilma Guideroli com assistência e produção. 
          Esta edição da Fugax foi pensada em dois tempos: num primeiro momento, a sequência de palavras no topo da página compõem uma frase. Noutro momento, quando se retira o elástico da revista e as páginas se separam, perde-se a frase e é possível visualizar a imagem inteira que cada artista enviou para a revista. 

 

          Por sorteio, fiquei com a "," (vírgula) e "implica". Pesquisando a etimologia da palavra, descobri que implicar vem do latim implicare: “dobrar junto, entrelaçar, unir”, de IN, “em”, mais PLICARE, “dobrar”.  Assim, escolhi duas imagens de cantos de parede que eu já estava trabalhando para fazer o trabalho "Juntas Provisórias". Ao invés de pensar o meio da página, onde ficaria a dobra da revista, coincidindo com o encontro de duas fotografias, desloquei um pouco a união dessas imagens para a direita. Então é possível pensar diversas dobras que se unem: os cantos das paredes, as imagens fotográficas, a dobra da revista. A referência à vírgula encontra-se sutilmente em pontinhos na fotografia da direita.

fugax_virgula_implica